terça-feira, 25 de julho de 2017

CHINA: DINÂMICA DEMOGRÁFICA - 9ºs ANOS


Conforme já analisamos, a China tem a maior população absoluta do planeta, superando 1,3 bilhões de habitantes. Vimos, também, que esse fato acarreta enormes transtornos à economia do país, o que levou o governo a adotar algumas medidas.
A política do filho único adotada pelo governo chinês, em 1978, reflete uma ação de controle de natalidade, cujo principal objetivo era reduzir as taxas de crescimento demográfico da população chinesa, evitando seus efeitos como, por exemplo, gastos públicos com saúde, transporte, educação, habitação, prestação de serviços básicos, etc.
Em função dessas medidas, ocorreu uma redução das taxas de crescimento vegetativo, o que revela que a população chinesa está seguindo a tendência mundial registrada há décadas nos países mais desenvolvidos, expressando a transição demográfica, em que há a passagem da caracterização de um país tipicamente jovem para um país que registra um processo de envelhecimento da população.
Entretanto, como consequências para essa alteração, ocorreram problemas relativos à escassez de mão de obra e a crescente pressão sobre os sistemas de saúde e previdência. Isso levou o Estado a  adotar, no final de 2015, a política dos dois filhos, a qual permite que cada casal tenha dois bebês. Leia reportagem publicada no site EXAME.com em março de 2017.

Nenhum comentário: