sábado, 2 de junho de 2012

BRASIL TEM O PIOR DESEMPENHO ENTRE OS BRIC's (8ºs anos) - PARTICIPE DO FÓRUM DE DISCUSSÕES!

A notícia não é boa para o Brasil. Entre os países emergentes que formam os BRIC's, nosso país teve o pior desempenho no primeiro trimestre. É importante lembrar, contudo, que o PIB de um país é calculado anualmente, portanto, esse resultado reflete somente os três primeiros meses do ano. É possível que até o final do ano, quando o cálculo do PIB for definitivamente fechado, nós tenhamos conseguido um resultado melhor.
Esse fato é muito importante para nós, pois, como analisamos em aula, o aumento do PIB significa que estamos produzindo mais e, portanto, estamos vendendo mais, o que significa mais emprego e maior mercado consumidor. É o círculo vicioso da economia. Infelizmente, por enquanto, esse círculo vicioso é negativo: estamos produzindo menos, porque vendemos menos; isso significa menos empregos, menor mercado consumidor e assim sucessivamente. Fique atento ao noticiário: o governo brasileiro está diminuindo o IPI (um imposto cobrado) dos automóveis. Você consegue imaginar qual é a intenção do governo, diminuindo esse IPI? Por um lado aumentará as vendas, por outro lado, diminuirá o dinheiro que o governo arrecada para ser utilizado na saúde, na educação, na segurança. etc. Dê sua opinião em nosso FÓRUM. Ela é muito importante e você poderá concordar ou discordar com seus colegas! Aguardo a opinião de vocês. 

Leia aqui a notícia sobre o desempenho do Brasil no primeiro trimestre deste ano.

2 comentários:

Amanda Magliaro Prieto disse...

Outra preocupação que eu tenho é o fato de onde essa compra de automóveis vai parar...
Ta ocorrendo a rio+20, que tecnicamente tentaria visar uma melhor situação pro meio ambiente, mas na produção e venda de tantos carros, muitos recursos estão sendo utilizados.
Estão incentivando o consumismo, num momento em que a situação e a condição, pelo menos pra mim, estão se contradizendo.

Amanda o/

Prof. Armando S. Neto disse...

Tem razão, Amanda! Normalmente, se pensa primeiro na economia. Pouco se fala nos problemas ambientais que o consumismo desenfreado pode provocar. Muito bem lembrado. Parabéns!