sábado, 26 de maio de 2012

DIAMANTE DE SANGUE (9ºs ANOS)


Nesta semana, assistimos com quase todos os 9ºs anos, ao filme "Diamante de Sangue", já que estamos encerrando nossos estudos sobre o continente africano e, entre outros temas, analisamos que a riqueza do subsolo daquele continente não se traduziu em desenvolvimento. Ao contrário, essa riqueza atraiu a cobiça dos países colonizadores, que provocaram guerras civis, corrupção, fome e miséria naquele continente. O filme Diamante de Sangue aborda essa problemática em Serra Leoa, um dos países africanos detentores de grandes minas de diamante e, não por acaso, um dos mais pobres do mundo. 
Neste vídeo, que disponibilizo agora, ocorrem cenas reais, do massacre provocado pelos conflitos civis em Serra Leoa, na África. Infelizmente, ao contrário do filme que assistimos, esse vídeo capta cenas reais, extremamente fortes e chocantes. Sugiro que você não o assista se, por um motivo qualquer, você não suporte cenas fortes.
Aqui está, também, um link que apresenta um texto muito bem explicado sobre o que ocorre na África em relação à exploração dos ex-países colonizadores (mas que ainda estão presentes no continente). Sugiro que você o leia com atenção.

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/trafico-de-diamantes-1238645.html

Ah, claro, como poderia me esquecer? Será que Lady Middleton utilizou algum "diamante de sangue" no "casamento real", que ocorreu no ano passado e foi assistido no mundo inteiro por dois milhões de habitantes, para apreciar os adornos da então futura princesa? Veja... Conclua...

http://www.adorojoias.com.br/o-casamento-real-a-tiara-de-diamantes/

Se você quiser assistir online ao filme "Diamante de Sangue", ou se iniciou em aula e quiser acabar de assisti-lo, clique aqui.

12 comentários:

RODObra disse...

Apos tudo que aprendi, não deixei de notar após a partilha da Africa nem mesmo as riquezas naturais da Africa(como por exemplo os diamantes) foram capazes de tirar o continente da miséria,fome e guerra.

Prof. Armando S. Neto disse...

Bem, no caso da África, especificamente, as riquezas naturais não só não ajudaram em nada, como ainda acentuaram ainda mais a fome e a miséria, graças aos interesses estrangeiros, que impulsionaram diversos conflitos no continente!
Valeu pela participação. Um abração!

Anônimo disse...

Queriia fazer 2 perguntinhas ao senhor sobre o filme ,, ... Qual o tema do filme? , e oque se pode concluir com o filme sobre a África do ponto de vista economico e social hoje?

Prof. Armando S. Neto disse...

Quanto ao tema do filme, aqui está a sinopse, de acordo com a produção original do filme:

"Serra Leoa, final da década de 90. O país está em plena guerra civil, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Quando uma tropa da FUR invade uma aldeia da etnia Mende, o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounson) é separado de sua família, que consegue fugir. Solomon é levado a um campo de mineração de diamantes, onde é obrigado a trabalhar. Lá ele encontra um diamante cor-de-rosa, que tem cerca de 100 quilates. Solomon consegue escondê-lo em um pedaço de pano e o enterra, mas é descoberto por um integrante da FUR. Neste exato momento ocorre um ataque do governo, que faz com que Solomon e vários dos presentes sejam presos. Ao chegar na cadeia lá está Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria, de onde são vendidos a grandes corporações. Danny ouve um integrante da FUR acusar Solomon de ter escondido o diamante e se interessa pela história. Ao deixar a prisão Danny faz com que Solomon também saia, propondo-lhe um trato: que ele mostre onde o diamante está escondido, em troca de ajuda para que possa encontrar sua família. Solomon não acredita em Danny mas, sem saída, aceita o acordo."

Quanto à segunda pergunta, creio que, dependendo do ponto de vista, pode-se concluir que a África continua sendo o sustentáculo das nações mais desenvolvidas. A exploração iniciou-se com o imperialismo europeu e permaneceu após a independência, como se pode observar no próprio filme. Apesar das transformações ocorridas nos últimos anos, de certa forma o continente africano ainda é alvo de cobiça: atualmente, a China e a Índia investem pesadamente na África, de forma que consigam obter minérios que sustentem suas indústrias e também na construção civil, já que falta tecnologia africana nesse setor.
Em relação à sociedade, se antes o trabalho era escravo (ou quase), hoje a mão de obra extremamente barata é um fator atraente para as transnacionais que investem no continente. Portanto,a sociedade continua sendo explorada, seja pelo capital estrangeiro, seja pelo (pequeno) capital nacional.
Contudo, não se pode negar o grande crescimento econômico por que passa, atualmente, alguns países africanos, muito embora mutos livros ainda não abordem esse fato, por ser relativamente recente.
Espero ter ajudado. Um abraço.

Rafaela *-* disse...

Muito obrigado pela ajuda ;* !

Unknown disse...

tenho duas perguntas

qual os paises citados no filme ?

e ten algun link q mostra as infantarias e outras coisas do tipo?

Prof. Armando S. Neto disse...

O filme aborda três países principais: Serra Leoa, onde a história acontece, além de Inglaterra e Bélgica, para onde eram levados os diamantes. Quanto ao link, não sei informar a respeito, mas creio que não seja difícil encontrar. Um abraço!

Lana disse...

Prof. Armando, sou professora de geografia também e estou pesquisando sobre o filme Diamante de Sangue e acabei caindo nesse post que você escreveu. Fiquei incomodada pelo fato de que algumas dúvidas aqui claramente foram perguntas de trabalho elaboradas pelos professores e você as respondeu integralmente. Acho que assim você não ajuda os alunos a aprender e ainda dificulta a avaliação do seu colega de trabalho... não gostaria de encontrar alunos meus tendo suas questões resolvidas aqui. Há outras maneiras de ajudar.

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá, professora Lana!
Realmente, você está com a razão. Talvez eu tenha agido erroneamente em responder a algumas questões que, provavelmente, tenham sido trazidas até mim por estudantes e, também provavelmente, elaborada por professores. Contudo, este blog não tem como regra selecionar os participantes e um dos meus objetivos é colaborar com as dúvidas de meus alunos, embora a participação seja livre a quem quer que seja.
Ainda assim, peço-lhe desculpas se me envolvi indevidamente em seus trabalhos. Sei que isso não atende aos anseios de nós, professores. Ficarei mais atendo às perguntas que me forem enviadas. Agradeço-lhe pelo "puxão de orelha". Sinta-se à vontade para escrever quando queira!

Unknown disse...

Prof. Armando,
Primeiramente, parabéns pelo post. Este é um filme que gosto muito por abordar um tema o nobre. Assisti alguns filmes que retratam a exploração em países da África, mas acho bem restrito os filmes sobre o continente. Se for de seu conhecimento e puder me dar algumas dicas de filmes e documentários sobre o assunto(não só da exploração de diamantes) ficarei muito grato.
Abraço

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá Fabrício!
Os documentários sobre a África que tive oportunidade de ver estão todos no youtube. Alguns vi pela tv, nos canais History Channel e NatGeo. Quanto aos filmes, temos alguns muito bons. Particularmente, gosto muito de "Hotel Ruanda" e "Diamante de Sangue". Entretanto, há um site interessante que apresenta diversos outros, que vale dar uma olhada... Aqui está o endereço:

http://cinemanet.wordpress.com/2008/09/02/top-10-filmes-sobre-a-africa/

Bem, espero ter colaborado! Precisando, escreva novamente, ok? Um abraço!

Rosita disse...

Olá caro colega de profissão....TB sou professora de Geografia e gostaria de um palpite. Eu gosto do enredo do filme, justamente quando tratamos em sala de aula sobre recursos minerais e exploração dos mesmos. Mas para trabalhar esse filme por exemplo no Fundo 2 não é propício? Infelizmente eu indiquei, por tratar se de um continente q é explorado por suas reservas e o trabalho escravo. Porém alguns pais não compreenderam a análise , por se tratar da turma do 7ano...porém hj essas crianças têm acesso a vidro games que apresenta violência e nos professores quando queremos mostrar algo além da realidade, somos crucificados. Desculpa mas deixo o meu desabafo. Obrigada