sábado, 22 de fevereiro de 2014

O BRASIL É UM PAÍS SUBDESENVOLVIDO? (8ºs ANOS)

 

 

   O Brasil é visto por muitos analistas, como o "país do futuro". Eles defendem suas teses justificando o grande crescimento econômico apresentado nos últimos anos, além da aceleração da nossa indústria, incluindo a de alta tecnologia, como a indústria aeronáutica, por exemplo. Também reafirmam a recente diminuição da nossa desigualdade social e o crescimento do poder de compra da população mais pobre do país.
   Mas, há, também, aqueles que sustentam que nosso país permanece como uma nação subdesenvolvida, com elevada desigualdade social, pois grande parte de nossa população ainda não desfruta da riqueza gerada nos últimos anos, além de ainda dependermos muito das exportações de matérias-primas  (commodities). Analisando atentamente, podemos concluir que ambos os lados têm suas razões. E você, o que pensa disso? Encontrei  esses dois vídeos curtinhos na internet (o primeiro é de 2008, quando éramos a 10ª economia mundial). Assista-os e deixe seu comentário no nosso Fórum de Discussões, afirmando se você concorda ou discorda se o Brasil é um país subdesenvolvido. Não esqueça de deixar seus argumentos (justificativas) e de se identificar. Sua participação será muito importante! Um abração!

7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Acho que ele e um pais em rapido desenvolvimento,porque sua economia cresce 3 vezes mais por ano do que a dos Estados Unidos(a maior potencia mundial)e ele é rico em recursos naturais e varias outras coisas ele esta de desenvolvendo e ao longo dos anos nao se existira aquele video do gigante ali em cima.

Anônimo disse...

Estamos em 2013, e o Brasil segundo algumas fontes ainda de 2012, é atualmente 15ºpaís em carga tributária, (86 impostos no total) sendo o pior país do mundo que reverte impostos para sua população.
3º maior taxa de juros do mundo, baixo investimento em educação 39º lugar no ranking mundial, saúde investe apenas 9% do PIB, infraestrutura mal aplicada em moradia, transporte, saneamento básico, "IDH" 85º lugar no índice de desenvolvimento humano, 4º país com mais desigualdade social na América Latina, 1º lugar em pior distribuição de renda, com salário mínimo comparado perto de países como, Serra Leoa, e 60º lugar em desenvolvimento tecnológico, ainda depende da exportação de nossos recursos naturais.
Contabilizando que economicamente, ultrapassou países desenvolvidos como o Reino Unido em "economia", chegando a 6ª posição no mundo, e ainda com um plano de governo pouco eficaz, que tirou algumas pessoas da "miséria" superficialmente sem ser um plano sólido abrangente, e grande parte da população classe média baixa aumentando o consumo, percebemos que mesmo havendo crescimento econômico, mas sem plano eficaz de desenvolvimento, é necessário investir mais em educação (a base da sociedade, para ter um povo mais qualificado em mão de obra, desenvolvimento, e que conheça seus direitos), infraestrutura, distribuição de renda mais justa.
O Brasil ainda é subdesenvolvido, gerando riqueza mais para o mercado financeiro, e o sistema herdado de suas oligarquias e elites do passado, junto com o incentivo à aplicação do capital estrangeiro.
Para nosso país usar todo potencial que possui, e para ser uma nação desenvolvida, necessita de uma reforma que possa romper todo esse sistema ultrapassado de falta de vontade da elite, e da política corrupta, que impede nosso progresso.
Suponhamos, o país poderia ser um dia a 1ª enconomia do mundo....mas com esse sistema retrógrado, continuaria com suas mazelas de SUBDESENVOLVIDO.

Vinicius Davi Silvino Dantas 9°E disse...

O Brasil, na minha opinião, ainda é subdesenvolvido, pois apesar de gerar uma riqueza grande ela não é distribuída igualmente entre a população, 12 milhões de pessoas moram em favelas,o surgimento da população em situação de rua é um dos reflexos da exclusão social e há 31.922 indivíduos que utilizam as ruas como moradia, no entanto, esses números são bem maiores, pois cidades importantes não se incluíram nesses dados.

Anônimo disse...

Poderia passar os links?

Prof. Armando S. Neto disse...

Me desculpe, mas não tenho os links desses vídeos. Eles foram extraídos do youtube, mas inseridos diretamente no blog. Obrigado, espero que compreenda!

Anônimo disse...

Um país desenvolvido precisa ter:

1) Educação de qualidade para todos.

2) Produção embasada na tecnologia e não bens primários.