quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CANAL DO PANAMÁ - HISTÓRIA E ANIMAÇÃO (9ºs ANOS)


Para ver uma animação sobre o Canal do Panamá, clique aqui.

Interessado em unir os oceanos Atlântico e Pacífico, de forma que suas embarcações realizassem essa travessia em curto espaço de tempo, na segunda década do século XX os Estados Unidos construíram, no então território colombiano, um canal que permitisse essa passagem. O fator geográfico decisivo para a localização do canal foi a área mais estreita do continente, onde o Atlântico mais se aproxima do Pacífico. 
As coisas não ocorreram de forma fácil: inicialmente, uma empresa francesa seria a responsável pela construção do Canal, juntamente com o governo colombiano, mas, como entrou em dificuldades financeiras, vendeu suas ações ao governo dos Estados Unidos. Como o governo dos EUA não aceitaram pagar a parte que o governo colombiano tinha na empresa, os desentendimentos entre os dois países começaram... (para concluir a leitura, clique em "continue lendo")


A Colômbia decidiu não autorizar o governo estadunidense a construir o canal. Como tinham grande interesse no Canal, os EUA conseguiram fazer com que esse território ístmico colombiano se separasse da Colômbia e, assim, surgiu um novo país: o Panamá (vejam o grau de intervenção dos Estados Unidos em outros países, quando há interesses por trás...).

O novo governo do país recém-nascido autorizou os EUA a construir e a controlar o Canal do Panamá, o que ocorreu até o ano 2000, quando o canal foi devolvido aos panamenhos. Durante todos esses anos, foi cobrado uma espécie de "pedágio" às embarcações que por ali passavam. Obviamente, o valor arrecadado foi devidamente "embolsado" pelos Estados Unidos.
Atualmente, o canal é controlado pelo Panamá, após uma ampla reforma que permitiu a passagem dos maiores navios do mundo e garantindo ao país um importante faturamento, que chega a 30% de seu PIB.
Veja, no link a seguir, algumas explicações sobre o funcionamento do Canal do Panamá, bem como uma animação que mostra, em detalhes animados, o funcionamento das eclusas, através das quais as embarcações conseguem vencer os obstáculos impostos pelo relevo montanhoso da América Central. Você poderá, inclusive, ver ao vivo imagens do Canal. Até a próxima!

http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20061006-095111.inc

Nenhum comentário: